sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas de Segurança


          Olá membros. Tenho visto muitas reclamações de jogadores que foram hackeados e, por isso, decidi juntar algumas informações úteis para se ter em mente. Essas informações não são, de forma alguma, de minha autoria. Na verdade, são informações que rodam a rede a muito tempo e possivelmente derivam de um bom senso coletivo, desenvolvido através dos anos pelos usuários da internet. Seguir as dicas que irei listar abaixo pode diminuir, e muito, as chances de vocês terem suas contas hackeadas. Por favor, leiam com atenção.

          Antes de começar as dicas, vou explicar o que é um keylogger e como ele funciona, pois ninguém nasce sabendo e é importante entenderem com o que estão lidando. Um keylogger é um pequeno programa que entra e se instala automaticamente no seu computador quando você executa algum arquivo infectado ou clica em algum link que não é de confiança. Às vezes, um antivírus bom e atualizado pode identificar quando um keylogger tenta entrar e se instalar no seu computador. Fora isso, não há nenhum aviso.

          Assim que o keylogger estiver instalado, ele começará a gravar uma série de informações do seu computador. Existem diferentes tipos de keyloggers, de funções variadas, mas entre as funções mais comuns estão gravar as entradas do teu teclado, gravar prints da tua tela e gravar informações da tua área de transferência. Assim que o keylogger gravar uma certa quantidade dessas informações, ele as enviará automaticamente para outra pessoa e, com essas informações, essa pessoa poderá descobrir suas senhas, contatos, endereço, rotina e muitas outras coisas.

          As dicas abaixo vão ajudar vocês a evitarem os keyloggers, assim como fornecer algumas informações que podem ajudar a evitar que vocês sejam hackeados de outras formas.

          Dica 1: Nunca, em hipótese alguma, passe as informações da sua conta (login e senha) a outra pessoa. Mesmo que a outra pessoa pareça ser confiável, é arriscado. Primeiro, essa pessoa pode estar tentando te enganar, convencendo você de que ela é confiável para poder obter acesso à sua conta e te roubar. Segundo, essa outra pessoa pode ter um keylogger instalado no computador dela, e quando ela usar sua senha, a estará fornecendo a outras pessoas, sem saber.

          Dica 2: Mantenha um programa antivírus instalado e atualizado no seu computador. Os antivírus pagos são muito mais efetivos, mas se não puder pagar, utilize um grátis. É muito importante que ele seja atualizado frequentemente. Além disso, não mantenha dois ou mais antivírus instalados ao mesmo tempo. Um irá interferir nas rotinas de proteção do outro, e isso irá causar mais problemas do que pode resolver, além de prejudicar a capacidade de cada um dos antivírus individualmente. Como mencionado acima, um bom antivírus, atualizado, tem boas chances de identificar e bloquear um keylogger antes que ele entre ou se instale no teu computador.

          Dica 3: Tenha muito cuidado ao clicar em links. A maioria dos navegadores mostra o endereço que um link irá abrir se você passar o mouse sobre ele (pode ser que essa função esteja desativada). Então, antes de clicar em um link suspeito, passe o mouse sobre ele e examine o endereço que ele abrirá. Se o endereço for de algum site estranho, ou tiver alguma combinação de caracteres que não seja usual (por exemplo "http2" ao invés de só "http", ou ".xcom" ao invés de só ".com"), ou ainda se for de um site diferente do que deveria ser, não clique no link, pois ele pode instalar um keylogger ou te encaminhar a um site perigoso. Sites que vendem kamas possuem uma chance muito alta de conterem programas que podem te prejudicar. Além disso, lembre que a compra de kamas através destes sites é ilegal.

          Dica 4: Da mesma forma, tenha muito cuidado com os arquivos que você baixa. Se o arquivo contiver a extensão .exe, ou se tiver uma extensão de arquivo compactado, como .zip e .rar, ele pode ser ou conter um keylogger ou um vírus. Portanto, tenha atenção especial com essas extensões e apenas baixe se tiver confiança total na fonte. Mesmo que um arquivo não tenha essas extensões, ele ainda pode conter um vírus ou um keylogger. É prudente então apenas baixar arquivos de fontes altamente confiáveis. Programas de desenvolvedores pouco conhecidos ou quase desconhecidos tem muito mais chances de conter um vírus ou um keylogger do que um programa de um desenvolvedor famoso. Seja cauteloso.

          Dica 5: Evite utilizar serviços que precisam de login e senha quando estiver usando um computador público. Computadores públicos são aqueles em lan-houses, net-cafés ou shoppings, que podem ser usados por um número indefinido de pessoas. Esses computadores possuem grandes chances de terem vírus e/ou keyloggers instalados. Vários métodos para "esquivar" keyloggers foram divulgados na internet, entre eles usar um teclado eletrônico para digitar seus logins e suas senhas, ou copiá-los e colá-los ao invés de digitá-los. Esses métodos raramente funcionam, pois teclados eletrônicos geram entradas similares às dos teclados físicos, portanto suas entradas são gravadas pelo keylogger da mesma forma que as das teclas físicas. Além disso, a maioria dos keyloggers também gravam as informações que passam pela sua área de transferência (a área onde ficam os dados quando você os copia), de modo que copiar e colar sua senha não é efetivo na maioria dos casos. O ideal é usar somente computadores confiáveis para jogar ou para usar qualquer serviço que peça login e senha.

          Estejam cientes de que mesmo seguindo essas dicas, ainda existirão chances de vocês serem infectados ou hackeados. Porém, essas chances serão muito, mas muito maiores se vocês não as seguirem.

          Obrigado pela atenção e bom divertimento.

          Shade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário